sexta-feira, 5 de março de 2021

 Estudo BNCC - Anos Iniciais Ensino Fundamental 

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMO UM TODO

            A Base Nacional Comum Curricular nada mais é que um documento de caráter normativo que estabelece um padrão na educação em todo o território nacional.  A mesma está dividida em três etapas, sendo elas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, cada etapa tem a sua própria estrutura.

            A BNCC define o conjunto de aprendizagens essenciais, onde espera-se que todos os estudantes as desenvolvam ao longo da escolaridade. 

Na Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. (BNCC, 2017, p.8)

            Na BNCC competência é todo aquele conhecimento mobilizado, operado e aplicado em situações reais, ou seja, um exemplo disso é quando uma criança vai ao mercado gasta 12 reais, porém deu 15 reais para o atendente, a competência dela é saber que vai receber o troco, ou seja, o objetivo da BNCC, é que independente das diferenças sociais e culturais, todos os estudantes tenham seus direitos de acesso ao conhecimento preservado.

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

            Segundo BNCC 2017, os alunos do ensino fundamental anos iniciais, possuem modos próprios de vida e diversas experiencências tanto pessoas como sociais, o que torna necessário reconhecer a existência de infâncias no plural e consequentemente, a singularidade de qualquer processo escolar e sua interdependência com a sua comunidade.

            A Educação Física nos anos iniciais deve reconhecer a necessidade de continuar as experiencias em torno do brincar, as quais foram desenvolvidas na Educação Infantil.

Diante do compromisso com a formação estética, sensível e ética, a Educação Física, aliada aos demais componentes curriculares, assume compromisso claro com a qualificação para a leitura, a produção e a vivência das práticas corporais. Ao mesmo tempo, pode colaborar com os processos de letramento e alfabetização, ao criar oportunidades e contextos para ler e produzir textos que focalizem as distintas experiências e vivências nas práticas corporais tematizadas (BNCC 2017, p.226)

UNIDADES TEMÁTICAS E OBJETOS DE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA ANOS INICIAIS  

            Nos anos iniciais do Ensino fundamental os conteúdos da Educação Física são divididos em cinco unidades temáticas e seus respectivos objetos de conhecimento, sendo eles:

UNIDADES TEMÁTICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

 1° E 2° ANOS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

3° AO 5 ° ANO

Brincadeiras e jogos

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo
Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

Esportes

Esportes de marca
Esportes de precisão

Esportes de campo e taco
Esportes de rede/parede
Esportes de invasão

Ginásticas

Ginástica geral

Ginástica geral

Danças

Danças do contexto comunitário e regional

Danças do Brasil e do mundo
Danças de matriz indígena e africana

Lutas

 

Lutas do contexto comunitário e regional
Lutas de matriz indígena e africana

 

BRINCADEIRAS E JOGOS  3° ANO: UNIDADE TEMÁTICA, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES

            As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental nos diferentes componentes curriculares.  Já os objetos de conhecimento referem-se a conteúdos, conceitos relacionados a cada unidade temática. E as habilidades apresentam as aprendizagens essenciais referentes aos objetos de conhecimento, por esse motivo as unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades se inter-relacionam.

            Para este breve estudo, a unidade temática analisada foi brincadeiras e jogos para alunos do 3° ano. De acordo com BNCC 2017, essa unidade explora todas aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, sendo aquelas regras flexíveis, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, sem esquecer da apreciação do ato de brincar em si.

            Dentro dessa temática brincadeiras e jogos , os objetos de conhecimento são aqueles que possibilitam a vivencia dos alunos com brincadeiras e jogos populares do Brasil e do Mundo e brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana, e a partir desses objetos a BNCC apresenta Habilidades que expressam as aprendizagens essenciais relativas aos objetos de conhecimento, sendo elas:

·        (EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

·        (EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

·        (EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

·        (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

            A partir dessas habilidades que a BNCC dispõe, cabe ao  docente planejar e utilizar diversas estratégias para executar diferentes elementos  da unidade temática  brincadeiras e jogos, levando em consideração as especificidades, possibilidades, e conhecimentos que poderão ser explorados, observando sempre a singularidade dos alunos, local e região,  enriquecendo assim as experiências e aprendizados dos alunos. 

REFERÊNCIAS

BRASIL, BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretária da Educação Básica .2017. Disponível em <  http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em 06 de novembro de 2020.

 FRIEDMANN, Adriana. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: < https://www.academia.edu/36620523/Brincar_e_Criar >. Acesso em 10 de novembro de 2020.  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo de Plano de Aula Brincadeiras e Jogos

O modelo de plano de aula abaixo explorando a temática Brincadeiras e jogos foi preparado e realizado com a turma do 3° ano da Escola Genera...